sexta-feira, 21 de agosto de 2009

China pode ser maior produtor de energia limpa

A última rodada de discussões em Bonn, na Alemanha, encontro entre representantes de nações para discutir os rumos de um acordo climático global, não foram muito animadoras. O embaixador chinês para o clima, Yu Qingtasi, chegou a declarar que está preocupado com a tendência dos países ricos de jogar as responsabilidades de corte de emissões nos emergentes. Do outro lado, os países desenvolvidos demonstram que realmente querem mais comprometimentos desse grupo.

É verdade que a China tornou-se o maior emissor mundial de gases causadores do efeito estufa. Críticos demonizam o país e condenam a construção de duas novas termelétricas a carvão por semana.

Mas também é verdade que as emissões per capita do país equivalem a apenas um quinto do resultado dos EUA. Se for levada em conta a responsabilidade histórica, essa proporção cai para um décimo. Mesmo assim, é certo que toda aquela fumaça vai parar na atmosfera. Não importaria muito se a Terra fosse habitada apenas por Adão e Eva ou por 10 bilhões de pessoas. Os efeitos climáticos causados pelo acúmulo de CO2 e outros gases de efeito estufa na atmosfera seriam igualmente catastróficos - a única diferença é que, com mais gente, há mais sofrimento.

Mesmo assim chega a ser injusto acusar a China de cruzar os braços diante das mudanças climáticas. Como mostra uma reportagem da Reuters, o país está entre os que têm os melhores planos de cortes de emissões. A ONG WWF também confirma isso e, de acordo com um estudo da organização, a China tem metas ambiciosas para energia renovável e eficiência energética. O próprio governo chinês declarou que incluirá o controle de emissão de gases do efeito estufa no plano de desenvolvimento do país.

Parece que os chineses perceberam que não é uma má legislação climática que pode prejudicar sua economia, mas, sim, não tomar nenhuma atitude diante desse cenário.

Na vice-liderança

Os investimentos em energia limpa comprovam a pró-atividade da China nesse campo. O país está em segundo lugar nesse ranking. Até 2007, gastou 12 bilhões de dólares, ficando atrás somente da Alemanha, que havia investido 14 bilhões até então. Todo esse dinheiro colocou o país entre os líderes mundiais em energia solar, eólica, veículos elétricos, transporte ferroviário e tecnologias de ponta.

Mas os investimentos não param por aí. Cerca de 9% do pacote de estímulo econômico chinês, que soma 586 bilhões de dólares, serão destinados a projetos de desenvolvimento sustentável. Também se espera que o país crie um novo pacote de incentivos, que pode ficar entre 440 bilhões e 660 bilhões de dólares, apenas para o desenvolvimento de novas energias durante a próxima década.

Segundo reportagem da Bloomberg, se isso realmente acontecer, a China será indiscutivelmente o líder mundial em produção de energia limpa.

Enquanto não chega lá, o país prioriza a eficiência energética. Um dos objetivos é reduzir em 20%, em comparação aos níveis de 2005, a quantidade de energia necessária para produzir riqueza. Isso, se alcançado, representará um corte de 1 bilhão de toneladas de CO2 por ano a partir de 2010. Para se ter uma idéia, os cortes de emissão para a União Européia estipulados no Protocolo de Kyoto são de 300 milhões de toneladas anuais até 2012.

Pequenas estações elétricas estão sendo fechadas na medida em que plantas mais eficientes são construídas. A China já fechou cerca de 34GW de potência entre 2006 e 2008 e planeja fechar mais 31GW nos próximos três anos.

Medidas como essa aumentam a eficiência energética do país. Em 2005, para gerar 1 KW de eletricidade era preciso queimar 370 gramas de carvão. Com o fechamento das pequenas termelétricas e a construção de usinas maiores e mais eficientes, passou-se a usar 349 gramas para produzir a mesma quantidade de energia. Usinas ainda mais eficientes vão produzir 1GW com apenas 283 gramas de carvão.

Com relação aos transportes, apesar do crescente mercado automobilístico, a China planeja investir mais de 1 trilhão de dólares na expansão de sua malha ferroviária. Assim, a rede passará dos atuais 70 mil quilômetros para 120 mil quilômetros de extensão em 2020.

Com tudo isso, fica claro que, se a China não está fazendo tudo o que pode para diminuir suas emissões, está, pelo menos, fazendo muito mais do que a maioria dos países desenvolvidos.

Um comentário:

Missao disse...

Os Chineses sabem VALORIZAR os seus AUTO-DIDATAS & AGUAPÉ

O teor dessa matéria me leva a expor o que segue.

Os Chineses sabem VALORIZAR os seus AUTO-DIDATAS e aqui no Brasil, ainda não aprendemos isso – Acorda Brasil ! ! ! ! ! ! !

Os AUTO-DIDATAS são mais SÁBIOS que a maioria dos PHD’s preparados pela maioria das UNIVERSIDADES –alguns dos seus AUTO-DIDATAS certamente orientaram / demonstraram as Autoridades Chinesas sobre a IMPORTÂNCIA de se construir o Centro de Convenções Modelo de Energia Solar.

Estou certo que as Autoridades Chinesas esperam que a CHINA se torne Referência em Energia Solar e, com isso, consigam Implementar o seu Parque Industrial de Desenvolvimento & Produção de Sistemas de Geração de Energia Elétrica e se tornar Líder Mundial.

Os referidos AUTO-DIDATAS certamente apontaram / demonstraram, também, que o RECURSO contribuirá para REDUÇÃO das suas POLUIÇÕES – importante para a Preservação do Meio Ambiente & Biodiversidade e Futuras Negociações sobre as Mudanças Climáticas que no meu entender devem ser substituídas por “POLUIÇÕES e suas Conseqüências ao Meio Ambiente & Biodiversidade”

ALERTA – O Brasil, também, precisa ACORDAR para a IMPORTÂNCIA do AGUAPÉ – podemos / devemos torná-lo como o DESPULUIDOR da ÁGUAS, O ALIMENTO do FUTURO e o Principal Substituto do Petróleo & Derivados, além disso poderá promover um SALTO no Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

REFLEXÕES CHAVES: A Equipe BR do AGUAPÉ sugere a toda Sociedade Brasileira realizar Boa Leitura & Profundas REFLEXÕES, certo que, através da UNIÃO, poderemos construir uma FERRAMENTA capaz de resgatar os Grandes VALORES que são fundamentais para se reestabelecer Uma POLÍTICA, de FATO, SUSTENTÁVEL. - Lembrem-se que SANEAMENTO BÁSICO, até os últimos tempos, sempre foi considerado como algo INVISIVEL & sem repercussão POLÍTICA (não dá votos) – mero ENGANO: com a utilização do AGUAPÉ, o FANTÁTISCO RECURSO NATURAL de que dispomos, podemos Reduzir SENSIVELMENTE as POLUIÇÕES das ÁGUAS e simultaneamente Promover VISIVEL Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL, podendo gerar Milhões de Votos, mais CONSCIENTES & SUSTENTÁVEIS em todo Território Brasileiro.

ALERTA, em nome da ÉTICA ! ! ! ! ! ! !
Na Manipulação do AGUAPÉ recomenda-se Muito Cuidado porque a INEXPERIÊNCIA pode levar o INDIVÍDUO à sua MORTE > > > Seja Extremamente Cuidadoso ! ! ! ! ! ! !

Equipe BR do AGUAPÉ RECOMENDA: |Mundo Estranho| |Viver SUSTENTÁVEL| |Nosso Futuro Comum| |Sabedoria incomum| | | | |


Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

Missao Tanizaki
Fiscal Federal Agropecuário
Bacharel em Química
missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
Equipe BR do AGUAPÉ
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR


REF.: http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=22698 >>>>>> China vira incubadora de energia limpa >>>>> Muito Importante a sua Leitura