sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sai da prancheta o carro a vento criado por empresário “hippie”


Em abril, escrevi sobre um projeto de carro eólico. Hoje, ele foi finalizado e tem nome: Nemesis. Veja filmes da caranga.

Enquanto fabricantes de automóveis fazem o que podem para manter suas rodas girando, um grupo de cientistas acaba de quebrar um recorde com seu carro movido a vento (só para deixar claro, o vento apenas recarrega a bateria do motor elétrico). O Green Bird, como foi batizado por seus criadores, bateu na casa dos 200 quilômetros por hora, a marca mais veloz do mundo para esse tipo de veículo.

Apesar do feito, é difícil imaginar qualquer outro uso para o Green Bird que não seja quebrar recordes de velocidade em desertos do planeta. O design da máquina e sua total falta de praticidade não apelariam muito (para ser educado) ao consumidor.

Mas enganam-se aqueles que pensam que o “carro a vento” não pode se tornar atrativo e viável do ponto de vista mercadológico. O desafio de projetar um automóvel que seja ao mesmo tempo bonito, veloz e ecologicamente sustentável, com emissão zero de carbono, foi lançado pela própria empresa patrocinadora do Green Bird, a britânica especializada em energia eólica Ecotricity.


Para isso, Dale Vince, fundador da companhia, juntou um super-time de engenheiros, que já construíram carros como o McLaren F1, o Lotus Elan e o Corvette 2R1. Se tudo correr de acordo com o planejado, o primeiro teste oficial do carro ecológico de Vince será no fim deste mês. “Automóveis elétricos são um grande passo para combater o aquecimento global. Mas um carro eólico é a última palavra em sustentabilidade. A emissão de carbono é zero e o vento é um dos poucos recursos que nunca vão se esgotar”, justifica Vince.


Velocidade não só nas pistas

Se o carrão ecológico de Dale Vince será rápido nas pistas - de acordo com os projetistas, a máquina fará de 0 a 100 em quatro segundos e alcançará até 240 km/h -, as coisas já estão voando na execução do projeto. Tanto, que até mesmo o editor de meio-ambiente do influente jornal The Guardian, John Vidal, ficou impressionado. “Em apenas alguns meses ele conseguiu o que as maiores montadoras não coseguiram”, declara.

O gerente do projeto, Ian Doble, concorda. ” Se fôssemos a Ford, o projeto levaria anos para ficar pronto, consumindo milhões de libras em investimento. Nós mantemos as coisas pequenas e temos agilidade para tomar decisões “, disse ao The Guardian.

Um hippie na estrada

Dale Vince é hoje um dos empresários mais bem sucedidos no ramo de negócios verdes. Durante os anos 90, pesquisou novas maneiras para construir uma vida sustentável. Naquela época, vivia em um veículo militar que antes fora do exército. Um catavento no teto do carro supria sua “casa” com eletricidade. “Eu era o que a mídia chamaria de viajante new-age”, explica.

Apaixonado por velocidade, decidiu investir no projeto de um carro eólico para que a sustentabilidade não signifique sacrifício. O que ele quer mesmo é continuar acelerando por aí sem que, para isso, seja necessário poluir.

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